A arte de se comunicar


Você tem conseguido se fazer entender? Acha que as pessoas estão te escutando? De que forma você está se expressando? Será que você está sabendo se comunicar?


Quem convive comigo ou já esteve sentado na poltrona do meu consultório, certamente já me ouviu dizer “Comunicação é tudo"! "Cuidado com a forma como você vai dizer tal coisa"! "Escolha bem suas palavras”!


Fato é que a comunicação pode prender ou libertar, criar ou resolver um conflito, anular ou empoderar. Pode selar a paz ou explodir uma guerra, entre países ou entre pessoas que se amam. Tudo vai depender da sua habilidade em se comunicar.


Ninguém se comunica sozinho. Para que esse processo aconteça, necessariamente, precisamos ter um transmissor e um receptor. Então, sempre vai haver um terceiro. Mas, e se o outro não colaborar para que o diálogo aconteça de forma saudável? Aí, o ditado popular “quando um não quer, dois não brigam” cai como uma luva e se sua intenção não for transformar uma conversa em campo minado, você vai precisar escolher bem sua forma de se colocar.


É só a gente parar para pensar: o que acontece quando em uma conversa, uma das partes aumenta voz? Se a outra segue o mesmo ritmo, ambas vão aumentando até chegar um momento em que ninguém mais se ouve. Agora, se a outra não altera o seu tom, aquela que está gritando, uma hora, até por constrangimento, vai voltar ao tom normal, e o terreno para o diálogo começa a ser preparado.


Mas, para que esse diálogo aconteça de fato e seja eficiente, é preciso ter troca de escutas, ou seja, eu preciso escutar e ser escutado.


"Escutar" é um desafio no mundo em que todos só querem falar, mas sabemos que é uma questão de respeito, além de ser a única possibilidade para se aprofundar uma conversa. E depende mais de você mesmo que do outro.


Já para "ser escutado", você vai depender muito do outro, e não necessariamente ele vai ter toda a consideração que você teria. Então, conquiste o seu espaço e faça o outro te escutar! Mas como?


Segurança, propriedade e veracidade sobre o que se fala, além de bons argumentos, são o pontapé inicial. Você não vai convencer ninguém se nem mesmo você tem certeza do que está falando.


Clareza e objetividade também se fazem necessários. Não espere que o outro o entenda nas entrelinhas ou adivinhe seus pensamentos! Algumas pessoas são muito concretas e vão acreditar exatamente no que você disser: "não" é "não", "sim" é "sim", e por aí vai. Seja claro e não cave a sua própria frustração.


Seja assertivo, mas com delicadeza. Eu confesso que nunca gostei da palavra assertividade porque sempre tive a sensação de que beirava à grosseria. Era como se você precisasse gritar ou ser mal-educado para se fazer entender. Talvez eu não tenha entendido direito o que seria essa assertividade, talvez muitos não entendam, e é aí que o enrosco acontece. E para desenroscar, precisamos perceber que o grande lance mesmo é ser assertivo sim, mas com delicadeza. E aí, entra a destreza de saber escolher bem as palavras e o tom de voz, adequando-os a cada situação ou receptor. Quem grita, perde a razão, quem fala com assertividade e delicadeza, ganha atenção e respeito.


Nossa! Parece muito difícil! Eu não disse que era fácil, disse que era uma arte. Portanto, exige vontade, treino e dedicação. E se você conseguir se empenhar, estará pintando um cenário de paz, sem ser passivo, onde o protagonista da sua própria vida é você, sem tirar o brilho e a importância dos demais personagens. Afinal, conversar é uma arte que não se pode praticar sozinho.


#comunicação #relaçõeshumanas #escuta

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